quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

"Expiação"


Quando me sentei na sala de cinema para ver o filme "Expiação", não esperava ser surpreendida. Apesar de andar "nas bocas do mundo" nos últimos tempos, estava um pouco apreensiva: nem sempre o que se ouve corresponde á realidade e eu sou apologista daquela velha e sábia frase" "ver para crer".

Mas desta vez, tenho mesmo de concordar com as críticas. Trata-se de um filme líndissimo, excitante, daqueles que nos prende á cadeira e nos desperta os sentidos, construído de forma muito inteligente e que nos faz reflectir sobre como um simples acontecimento nos pode fazer desviar do caminho inicial e alterar as nossas vidas para sempre e de forma indelével.

Impressionou-me bastante a personagem Briony Tallis, que tem a capacidade extraordinária de nos levar numa viagem aos seus sentimentos e pensamentos mais profundos, através do seu olhar penetrante e enigmático. Um belo trabalho de interpretação da pequena actriz Saoirse Ronan.

"No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), despir as suas roupas e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo. Junto a Cecilia, está o filho do caseiro, Robbie Turner (James McAvoy), um amigo de infância que, tal como com a irmã de Briony, se diplomou recentemente em Cambridge. No final desse dia, a vida dos três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira, da qual nunca antes tinham ousado sequer aproximar-se, e ter-se-ão tornado vítimas da imaginação vívida da jovem. Briony, por seu lado, terá cometido um terrível crime, que procurará expiar toda a sua vida… "

Realização: Joe Wright
Com: Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan, Romola Garai, Vanessa Redgrave, Brenda Blethyn
* Foto retirada da Internet

Sem comentários: