segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Em Chamas

Tive a oportunidade de ir ver ontem a peça de teatro "Em Chamas" ao Teatro da Comuna, e devo dizer que há muito tempo não via uma peça de teatro tão brilhante como esta.

Trata-se de uma encenação de Rui Luis Brás, responsável pelo grupo "Teatroesfera", sobre uma obra de Charlotte Jones, que nos leva numa viagem por duas épocas distintas, onde várias personagens ligadas por laços de sangue, se cruzam e se movimentam. Uma viagem entre o passado e o presente, pelos sentimentos de alegria, dor, frustração, culpa e remorso.

Fiquei fascinada com o cenário - aquilo que a principio parece uma caixa de madeira completamente fechada, abre-se e vai-se transformando nos vários locais e momentos da história: um apartamento na cidade, uma casa do principio do século XX, uma feira campestre, um lar de idosos, um bar, um restaurante... simplesmente brilhante!

Brilhantes também as interpretações de Manoela Amaral, Paula Sousa, João Craveiro, Peter Michael, Suzana Farrajota e Teresa Faria.

Um trabalho genial, uma história emocionante, que nos leva do riso às lágrimas! Saí de lá com a Alma completamente cheia! E estava mesmo a precisar...


"Tudo começa com uma caixa. E uma rapariga a escutar paredes, até ser interrompida por um galifão que a tenta engatar. Desejos e segredos escondidos, um pouco de transtorno mental, libido a despertar, adivinha-se. Vai-se a ver e há outras mulheres, outros homens, outros sentimentos, muitos padecimentos, uns quantos mal-entendidos. Até épocas diferentes para as duas histórias idênticas de Em Chamas seguirem em paralelo e desencadearem a tragédia. O entrecho anda entre 1908 e 2008 para chegar a uma mesma conclusão: as mulheres estão lixadas."

Rui Monteiro, Junho 2008

* Foto e texto retirados da Internet

2 comentários:

Anónimo disse...

Este domingo também fui ao teatro!
Á partida devo conseguir passar a ir pelo menos 1 vez por mês, nós do curso de actores combinámos isso =D

Mas essa peça já não está em cena pois não? Fui procurar no site mas não vi lá... deixaste-me com vontade de ver essa da próxima =P

Beijinho!

Rute M. Gonçalves disse...

E que peça foste ver? Esta já saiu de cena mas foi de facto espectacular.

Por acaso ultimamente tenho ido ver algumas peças, por vezes arranjo uns convites! LOL!

A última que vi chamava-se "António e Maria" foi no Teatro Taborda e também é muito boa!
Essa ainda está em cena até ao final do mês... Aconselho vivamente!