segunda-feira, 24 de agosto de 2009

4 Copas

Depois de mais uma incursão no cinema português, deixo aqui uma nota sobre o mais recente filme de Manuel Mozos, "4 Copas". Trata-se de uma história simples, sobre uma família do subúrbio, e dos seus dramas do dia-a-dia.
Mas é uma história que nos toca, porque é tão real e genuina, que poderia ser a nossa própria vida, ou a do vizinho do lado, ou a do nosso melhor amigo. Esta é a vantagem dos filmes portugueses: o que vemos é a nossa realidade, a nossa cidade, a nossa rua, as nossas pessoas com os tiques e os truques que tão bem conhecemos... identificamo-nos com o que vemos na no grande ecrã, algo que é sempre mais dificil com filmes que não são nossos.
Para além disso, temos os nossos excelentes actores. Ok, eu sei que sou muito suspeita para falar das interpretações do João Lagarto e do Filipe Duarte - que são dois dos meus actores portugueses preferidos - mas é impossivel não dizer que o seu trabalho é, como sempre, surpreendente.
Mas o que realmente me chocou e entristeceu, foi ter assistido ao filme numa sala de cinema vazia (apenas três espectadores, incluindo eu própria).
Não percebo. Pensei que já tínhamos ultrapassado este preconceito de que nem sequer vale a pena ir ver cinema português porque não presta. Afinal, parece que ainda não foi desta que as pessoas perceberam que cá também se fazem filmes de qualidade, capazes de ganhar galardões internacionais em Festivais de Cinema por todo o mundo (como já aconteceu tantas vezes).
De qualquer forma, eu deixo a sugestão: "4 Copas" em exibição num cinema perto de si... vejam e passem a palavra....é importante apoiar o nosso cinema e os nossos actores... Digo eu!


Sem comentários: