segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bizarra Locomotiva@Musicbox

Os Bizarra Locomotiva apresentaram o seu novo álbum "Album Negro", na passada 6ª feira, no Musicbox e não goraram nenhuma das minhas expectativas. Depois de os ter visto ao vivo pela primeira vez em 2006, estava realmente ansiosa por este álbum e por mais uma oportunidade de os ver em concerto.

A única palavra que me ocorre é brutal. O poder musical destes senhores é absolutamente brilhante, o espectáculo é sempre surpreendente e hipnotizante, as letras são tão brutais que chegam a doer... Uma banda e um projecto únicos no panorama musical português.
Os fãs responderam em grande estilo e esgotaram o Musicbox, ávidos das novidades do álbum novo, como "Anjo Exilado" (com a participação de Fernando Ribeiro dos Moonspell), "Ergástulo" ou o genial "O Grito" e recebendo com euforia alguns clássicos como "Homem Máquina", "Escaravelho" ou "Cada Homem".

Ficam aqui as palavras do José Luis Peixoto acerca do "Àlbum Negro", já que concordo em pleno com a sua opinião:

"Brutal. Poucos adjectivos caracterizam tão bem o novo registo de Bizarra Locomotiva. Sem piedade, “álbum Negro” é brutal mesmo nos momentos mais brandos, mais lentos, mesmo quando a voz é sussurrada. … brutal porque existem verdades que têm de ser ditas e existe a honestidade absoluta para dizê-las , existe a intensidade daquilo que é apenas genuíno. Nenhuma faixa deste disco é dispensável. Juntas, ordenadas, formam um caminho completamente inédito naquilo que já se gravou em português. A música, o som, as vozes levam a própria língua a novos lugares. Nesses espaços, o ouvinte poder encontrar revolta ou angústia, nostalgia ou raiva, pode encontrar um mundo inteiro. Em qualquer um dos casos, em qualquer um dos muitos tons de negro deste álbum, aquilo que está sempre presente é esse carácter brutal, essa verdade que se afirma a cada segundo do leitor de CD, que faz com que se ouça repetidamente e que faz com que este seja um disco assinalado na historia da musica portuguesa. ” -
José Luís Peixoto, Abril de 2009.
Os Bizarra Locomotiva são:
- Rui Sidónio - Vox
- Miguel Fonseca - Guitarras
- B.J. - Máquinas
- Rui Berton - Bateria


"Cada Homem" 2002

Sem comentários: