segunda-feira, 20 de abril de 2009

YAMI@Fábrica do Braço de Prata


Ouvir o Yami (ou Fernando Araújo) é fazer uma viagem por terras longíquas como África e Brasil, sempre com Portugal no horizonte. Yami é angolano, mas vive há quase 30 anos em Portugal e tem um percurso musical brilhante e invejável.

Ver e ouvir o Yami é sempre uma garantia de assistir a belos momentos musicais, de uma energia tão positiva e vibrante que contagia... É impossivel não dançar ao som da sua música e não sorrir em resposta ao seu sorriso luminoso e genuíno. Importa dizer que o nome Yami significa em Kimbundo "aquilo que vem de mim", o que já diz quase tudo.


Mãos cheias de boa energia, "Good Vibes", e música e músicos de altíssima qualidade, é o que podemos esperar de um concerto de Yami. Na forja está um novo álbum, mas o anterior continua a dar que falar, com temas como "Aloelela" ou "Música ao longe".

Absolutamente imperdível!

"Vêm de sul e são transmarinas, as raízes. Talvez por isso, não há som nem verso nem panorâmica que não se tropicalize. Irredutivelmente diversas, fincam-se nas figuras rítmicas panafricanas, entre formas tradicionais e inovações crioulas — quer nas das músicas de dança das cidades de África, como semba, coladera e morna, quer nas das músicas da diáspora africana, como funk, reggae e rumba — e germinam nas criações musicais de YAMI outra e outra e outra coisa. Se de olhos bem fechados — como se aconselha a escuta —, experimenta-se sem distância a canícula dos lábios que cantam e riem; o ébano dos corpos dançantes que, ora juntos ora separados, alisam capins e enxotam formigas, e o aroma dos cajueiros floridos e das mangueiras em fruto, subindo e descendo a espiral do som que torna viagem do hemisfério da alma."

Os Músicos:
YAMI (Fernando Araújo): Voz e Guitarras;
Nelson Canoa: Teclas e Acordeão;
Tiago Santos: Guitarras;
Ciro Cruz: Baixo;
Mário: Percussões.

Para conhecer melhor o Yami:
www.myspace.com/yamimusica

*Foto retirada da Internet

Sem comentários: