segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como é bela e mágica a doce tragédia de Shakespeare

E tudo começa pelo espaço. O Teatro Taborda tem uma localização privilegiada, em pleno coração de Lisboa e alberga em si, não só os palcos dos espetáculos, mas também um acolhedor Café/Restaurante, repleto de símbolos teatrais, adereços “vintage” e boa comida. E uma das mais magnificas  vistas sobre a cidade.

Depois o palco. A sala principal é relativamente pequena, mas é imponente, grandiosa, mágica. Como sonhamos que todos os palcos devem ser. Uma porta aberta para a imaginação. Desta vez, o mote para mais uma visita, foi “Hamlet”, mais uma encenação de Carlos J. Pessoa para o Teatro da Garagem, baseada nos célebres escritos de William Shakespeare. A peça conta a história conturbada de um jovem príncipe dinamarquês, assombrado pela visão do fantasma do pai, que lhe revela que foi traído e assassinado, pelo seu próprio irmão. A sede de vingança torna o príncipe obcecado por fazer justiça e leva-o a cometer uma série de loucuras, que culminam, obviamente, em tragédia, como aliás, é apanágio de Shakespeare.
Mais uma vez, o trabalho de encenação e produção e a visão cénica de Carlos J. Pessoa conseguem surpreender. A utilização de tecnologias audiovisuais nas suas produções, como a projeção de imagens, aliam-se a um palco praticamente despido de cenário (exceto uma estrutura de madeira que se adapta a vários momentos) e a um conjunto de (brilhantes) atores vestidos de negro, para nos dar uma visão muito mais profunda da história e dos vários estados de alma das personagens. A linguagem requintada e poética de Shakespeare, cruza-se de maneira perfeita com alguns laivos de contemporaneidade, assim como a tragédia e a comédia andam sempre lado a lado durante todo o espetáculo.

Altamente recomendado para amantes de Tragédias, de Teatro e de Shakespeare.

 TEATRO TABORDACosta do Castelo, 75 1100-178 Lisboa
E-mail geral@teatrodagaragem.com
Tel. (+351) 21 885 41 90
Tlm. (+351) 96 801 52 51

"Hamlet"
ESTREIA | 10 DE MAIO
10 a 27 de Maio | 4ª a Dom | 21h30


Encenação e Conceção Plástica Carlos J. Pessoa
Texto William Shakespeare
Dramaturgia Maria João Vicente
Interpretação Ana Palma, André Almas, Emanuel Arada, Joana Liberal, José Neto, Maria João Vicente, Miguel Mendes, Nuno Nolasco, Nuno Pinheiro,
Cenografia e Figurinos Sérgio Loureiro
Música Daniel Cervantes
Vídeo e Fotografia Teresa Azevedo Gomes
Direcção de Produção Maria João Vicente
Produção João Belo
Apoio Técnico e direção de cena Catarina Mendes
Assistência de Produção Teresa Azevedo Gomes e Catarina Mendes

Sem comentários: