segunda-feira, 23 de junho de 2008

"A Saga - Ópera Extravagante"

No seguimento do post anterior, venho agora falar com conhecimento de causa do grande acontecimento cultural que é "A Saga - Ópera Extravagante", depois de ter lá estado ao vivo e a cores, no passado sábado.
De facto, vale mesmo a pena assistir a este espectáculo. É em tudo inovador, emocionante e grandioso... nunca tinha visto nada do género.

Trata-se de uma produção do Teatro "O Bando", com base em dois contos de Sophia de Mello Breyner Andresen: "O Silêncio" e "A Saga", e também com adaptações de vários poemas desta autora. A composição está a cargo de Jorge Salgueiro e a encenação é de João Brites.

A ideia de aglutinar num só espectáculo vários estilos e influências musicais, com a participação de 50 músicos da Banda da Armada, de cantores líricos (Filipa Lopes, Inês Madeira, João Sebastião, Rossano Ghira e Sara Bello), cantores populares (Francisco Fanhais e Cristina Ribeiro) e cantores Heavy/Rock (Fernando Ribeiro ou Rui Sidónio) é absolutamente brilhante, e torna este espectáculo perfeito. Participam também actores e bailarinos.

Tem também claramente a seu favor, desenrolar-se no cenário mágico dos claustros dos Mosteiros dos Jerónimos, acompanhando o pôr-do-sol e entrando na noite, dando-lhe um sabor um tanto ou quanto sobrenatural e que lhe acrescenta muito mais encanto.
Muito interessante e surpreendente a participação do Fernando Ribeiro, que encaixa perfeitamente no todo e é, sem dúvida, fundamental para a beleza do espectáculo. Eu conheço o Fernando há alguns anos e sabia, mesmo antes de ver o espectáculo, que este seria um desafio que ele agarraria com unhas e dentes, como aliás sempre tem feito em todos os momentos da sua vida. E de facto, não me enganei. Mais um resultado brilhante.

Em suma, e porque não há palavras suficientes para descrever tanta emoção, sugiro que vão até ao Mosteiro dos Jerónimos, assitir "A Saga - Ópera Extravagante". Certamente não se irão arrepender.

Sem comentários: