quinta-feira, 10 de julho de 2008

14º SBSR - E mais uma vez Iron Maiden...

Mais um Festival SBSR, mais um concerto dos Iron Maiden (para mim já é o terceiro) e sempre aquela sensação de que estamos perante uma das melhores bandas de Heavy Metal do mundo!

Parece-me que não há nenhum amante de Rock e de Metal que não eleja os Iron Maiden como uma das suas bandas de referência. Para além disso, conseguem reunir várias gerações em torno da sua música, o que é um feito considerável. Afinal, estamos a falar de uns senhores que andam nisto desde 1975, e que deram ao mundo alguns dos maiores hinos da música de todos os tempos.

Tudo o que fazem é intemporal. E isso provou-se mais uma vez ontem. Por entre as cerca de 30 mil pessoas que assistiram ao concerto, a diversidade de estilos, posturas e idades saltava á vista, e chamou-me particularmente a atenção, o grande número de crianças que estavam também a assistir. Eu própria fui acompanhada do meu primo de 8 anos, que delirou com a piroctecnia e obviamente, com as entradas do Eddie!

Quanto ao concerto, mais um regresso ao passado, numa digressão que incide sobre os anos entre 1980 e 1989, uma verdadeira década de ouro para a banda, que inclui temas como "Run to the Hills" (sem dúvida uma das minhas preferidas), "Number of the Beast", "Hallowed by thy name", "The Trooper", "Of the ancient mariner", "Can I play with madness" e o incontornável e maravilhoso "Fear of the dark", entre tantos outros.

O palco apareceu transformado no antigo Egipto, com sarcófagos, murais com hieroglifos e estátuas da Cleópatra e não faltaram as criaturas estranhas e demoníacas e os excelentes momentos pirotécnicos, a que os Iron Maiden já nos habituaram.

Mais um excelente concerto, de uma banda que nunca desilude e que me deixa sempre a pensar qual será o segredo da eterna juventude do Bruce Dickinson, que continua em plena forma e com uma energia inesgotável, ano após ano. Incrível!

Nota de destaque também para os Slayer, banda que eu gosto bastante e que já tinha tido oportunidade de ver ao vivo há dois anos atrás. Os reis do thrash metal activaram definitivamente o mosh pit do festival e juntaram aos temas mais recentes como "Jihad" e "Disciple", os incontornáveis "South Of Heaven", "Rain In Blood" e "War Ensemble". Excelentes, como sempre.


* Fotos retiradas da Internet

2 comentários:

Anónimo disse...

Ruun tooo theee hiiiiiiiils...

=)

Eh pá, por vezes tenho sorte! Estava eu ali no largo Camões, a propósito do evento do lançamento oficial do novo Swatch Chrono Plastic que nós fizémos, e derrepente aparece ele assim do nada! Mas podes crer, já tenho umas fotos porreiras para mais tarde recordar... =)

Tá tudo bem sim senhor, Rage também foi um absurdo de espectacular, e daqui a duas semanas tou no Musicas do Mundo... bolas, que o Mundo parece tão perfeito ás vezes!

Olha boa, gostei deste meu ultimo parágrafo =P eh pa vou votar em ti nos blog awards, e se calhar também inscrevo o meu só pela piada LOL

Beijo, bom fim de semana!

Rute M. Gonçalves disse...

Realmente concordo contigo... tens mesmo imensa sorte! Mas ainda bem que é assim...
O Musicas do Mundo também deve ser altamente!

Obrigada por votares no meu blog...;D

***Beijos***