sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Caravana

"Atrás de si, o deserto. Traz consigo o ânimo de quem já viu, de quem já acreditou e não precisou de mais nada senão dos passos, um de cada vez, unidos, seguidos, pelo caminho que por dentro já traçou".

HIBA

A minha experiência no Teatro Meridional, com a peça "A Caravana", foi simplesmente inesquecível. A começar pelo próprio espaço. É um local mágico, um espaço recentemente remodelado, no coração da Lisboa antiga, ali mesmo na Rua do Açucar, junto ao Palácio da Mitra. Lá dentro, sentimo-nos em casa. Pessoas juntam-se e conversam, trocam impressões, riem. Cheira a café acabado de fazer. Uma espécie de preparação para a experiência do teatro.


A peça é genial. O autor e encenador é Nuno Pino Custódio e a história fala-nos da Rota da Seda, levando-nos numa viagem desde a China até Veneza, passando pela India e pela Assíria.

Cinco actores e um palco nu, que se vai enchendo de personagens e histórias, e onde vão sendo criados os cenários, apenas com panos e alguns paus, num exercício de sensibilidade e originalidade impressionantes.
Simplesmente perfeito!



"A Caravana é um espectáculo sobre a (in) comunicação, a singularidade do indivíduo e a sua identidade colectiva. relatos de histórias contadas numa representação total onde o corpo do actor assume todos os recursos. De Pequim a Veneza, a maior de todas as rotas é aquela que se faz entre cada ser, preservando a sua essência, fazendo-o existir quando cada um se quis realmente plural."

Texto e Encenação: Nuno Pino Custódio
Interpretação: Carlos Pereira, Catarina Guerreiro, Nuno Nunes, Rui M. Silva e Yolanda Santos.

http://www.teatromeridional.net/
* Fotos e informações retiradas da Internet

Sem comentários: