quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Outra Margem

"A outra margem" é uma história que fala da diferença. É uma história que fala da (in) tolerância e das várias tonalidades da vida, do amor e da felicidade, dede o negro da morte ao verde da esperança.
Um homossexual, que trabalha como travesti num bar, perde o sentido da vida com a morte do homem que ama. Entra numa depressão profunda e tenta o suicídio. É nesse momento que começa esta viagem, quando se reencontra com a irmã, que já não via há muitos anos e conhece o sobrinho, um jovem de 16 anos com Sídrome de Down. A amizade sincera que se cria entre os dois transforma as suas vidas por completo.
Este é o encontro da mudança, a possibilidade de reconciliação com um passado doloroso e a oportunidade única de olhar para o futuro com esperança.
"A outra margem" é um filme português de 2007, com vários prémios internacionais conquistados, nomeadamente o Prémio de Melhor Actor no Festival de Filmes do Mundo de Montreal, atribuido ex-equo a Filipe Duarte e a Tomás Almeida.
É um filme comovente e tocante, que eu há muito queria ver, e que me surpreendeu em todos os aspectos.
A simplicidade com que a história é contada é simplesmente arrebatadora e a forma como aborda temas socialmente sensíveis como a homossexualidade e a deficiência é muito inteligente e extremamente emotiva.
Um filme brilhante, que na minha opinião, consagra Filipe Duarte como um dos melhores e mais versáteis actores de cinema da sua geração, com uma interpretação genial... tão boa que chega a ser arrepiante (a verdade é que depois dos primeiros 10 minutos de filme eu já estava tão tocada por ele que chorei).
Um filme feito de pormenores de beleza incontornável, para mim, uma obra-prima do novo cinema português.
Um filme de Luis Filipe Rocha. A não perder!


Sem comentários: